Cubismo
O Cubismo foi um movimento artístico que teve como
seus principais expoentes e pioneiros Pablo Picasso e Georges Braque por volta
de 1907, muito embora Cézanne tenha usado, já em 1901, múltiplos pontos de
vista numa única pintura. Fundado no início do século XX, o Cubismo é
considerado um dos movimentos mais influentes desse período. Suas obras
tratavam de maneira geométrica as formas da natureza, assim a representação do
universo visual passou a não ter nenhuma obrigação com suas reais formas, no
entanto não chegavam à abstração, pois as imagens representadas ainda
permaneciam figurativas, ou seja, ainda eram reconhecíveis.
Além de seus percursores Pablo Picasso e Georges
Braque, outros artistas se destacaram nesse movimento que influenciou o mundo
das artes visuais significativamente, são eles: Albert Gleizes, Fernand Léger, Francis Picabia, Marcel
Duchamp, Robert Delaunay, Roger de La Fresnaye, e Juan Gris.
Embora os temas das pinturas Cubistas tenham sido
temas convencionais como autos-retratos e natureza morta, o modo como os
artistas desse movimento representavam sua visão dos objetos era considerado
muito ousado, pois rompia como a perspectiva tradicional e a linha de contorno.
Os cubistas utilizavam pontos de vistas diversos e
cambiantes. Desse modo, ao olharem para uma cadeira, por exemplo, a
representavam na pintura, por diferentes ângulos: de cima, de baixo, de lado ou
de cabeça para baixo. Assim, esses artistas tentavam capturar todos esses
pontos de vistas num mesmo plano. Essa é a principal característica das
pinturas cubistas.
Para tanto se apropriaram do uso das formas
geométricas, das linhas retas, da colagem e da perspectiva confusa. É possível
dividir o movimento cubista em duas linhas: Cubismo Sintético que se baseou na
observação, fragmentação e representação de um determinado tema e o Cubismo
Analítico que se baseou em técnicas voltadas a colagem.
Não há como falar de Cubismo sem citar o nome do seu
grande expoente Pablo Picasso. A obra Les Demoiselles d''Avignon (As Senhoritas
de Avignon) de 1907 foi o marco zero do Cubismo, rompendo com o clássico e
influenciado pelas esculturas de origem africanas. Nessa tela o autor tratou a
nudez feminina, geralmente marcada por curvas, com linhas retas, planos e formas
geométricas. Um escândalo para os padrões de arte daquele período. Picasso
estudava e observava a forma dos objetos com afinco captando todas as suas
possibilidades. A exploração de novos temas, cores, formas e movimento marcaram
os objetivos dos integrantes desse movimento, transformando a arte para sempre.
No Brasil o Cubismo começou a ganhar destaque entre os
artistas brasileiros somente depois da Semana de Arte Moderna. Muitos desses
artistas foram influenciados pelo Cubismo, assim é possível encontrar traços
das características cubistas nas obras de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e
Di Cavalcanti.
Eduardo Costa e Kaíque Nicolas
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