domingo, 20 de novembro de 2016

Dubstep

DUBSTEP

Surgido na Inglaterra, mais precisamente em Londres, o Dubstep já possui certo tempo de estrada. Em 1998, já se ouvia artistas que faziam os primeiros sons do que é considerado o “Dubstep tradicional”. Originalmente composto de um mix de Dub, 2-Step/UK Garage, Drum ‘n’ Bass e Bassline, o som vinha do underground das noites londrinas e fazia parte da cena eletrônica que dominava o mundo na época.
Reggae. Sim, Reggae. Pode soar estranho, mas o ritmo jamaicano é a "base de uma das bases" do Dubstep, que é o Dub - um som do gênero que é geralmente instrumental que possui ênfase na bateria e baixo da música e que apresenta uso de reverb, delay, samples de vocais ou de elementos aleatórios, como som de animais e “ruídos”. Além de ajudar a gerar o Dubstep, o Dub foi muito influente para outros estilos, como o Rap, o Hip Hop e o Trip Hop para se criar as batidas de fundo, e até mesmo bandas Punk – mais precisamente Punk Californiano – que traziam uma mistura de Ska Punk.
 - RITMO
O ritmo do dubstep é geralmente sincopado, quase sempre na gama de 138-142 bpm com um clap ou snare geralmente inserido a cada terceira batida. Em seus estágios iniciais, o dubstep foi muitas vezes mais percussivo, com mais influências do 2-step. Muitos produtores também experimentavam samples semelhantes a tribal drums, um exemplo é Loefah na faixa "Truly Dread"
- BROSTEP
Brostep é um subgênero/variação mais agressiva de Dubstep, com um foco menor nas frequências de bass e subbass e maior nas freqüências medias/altas. O subgênero mantém as características de um BPM de 138 a 142, assim como o ritmo sincopado e o Clap ou Snare a cada terceira batida, normalmente contando com um kick na primeira. Atualmente, Brostep é o subgênero mais popular de Dubstep, devido à grande explosão do gênero após o lançamento da EP Scary monsters and Nice sprites, por Skrillex. Desde essa explosão, Dubstep passou de ser uma musica alternativa de UK Garage para se tornar um gênero extremamente influente em grandes audiências pelo mundo.
A invenção do gênero Brostep é creditada ao produtor britânico Rusko, que criou músicas de Dubstep mais agressivas desde 2007. Em uma entrevista, Rusko afirmou que brostep era “sua culpa”, e que agora, começou a odiá-lo de certa forma; “É como alguém gritando na sua cara… você não quer isso” afirmou, na mesma entrevista. No entanto, o produtor musical Skrillex foi, em grande parte, responsável por popularizar o gênero e definir a maioria de suas características. Sua EP, Scary monsters and Nice sprites, vendeu mais de 2.000.000 (dois milhões) de cópias no mundo todo. Após o gênero ter consolidado sua influência, vários outros artistas começaram a produzir esse estilo de música, como Datsik, Knife Party e, posteriormente, Zomboy e virtual riot.
Diferentemente do estilo original/old school de Dubstep, Brostep tem um foco infinitamente menor na percussão e nos sons de baixa frequência, focando mais em frequências medias/altas. Outra grande diferença foi a substituição da Wobble Bass pela Growl Bass e o uso constante de sons de alta frequencia semelhantes a glitches sonoros. A perda de semelhanças com Dub e Garage também é notável, com o subgênero se aproximando muito mais de glitch, complextro e Electro house.
- PRINCIPAIS ARTISTAS
Entre os principais artistas de Dubstep podemos citar:                      SkreamMalaBengaBurial, Loefah, Coki e El B.
No estilo atual, mais conhecido como Brostep, temos:
Skrillex , Zomboy , Knife Party , Must Die! , Kill The Noise , Datsik e Excision, Bear Grill. 
Ives Arruda e João Pedro

Nenhum comentário:

Postar um comentário