MÚSICA INDIE
O termo inglês indie é a abreviação (no diminutivo) de independent que significa independente e se aplica na Indústria cultural.
O termo entrou em uso no início da década de 1980, quando muitos músicos e produtores atuaram independentemente para entrar na indústria comercial, designando um gênero musical geralmente associado ao punk rock, rock e pop, com origem no Reino Unido e crescimento nos Estados Unidos.
O mais importante para o ‘indie’ é permanecer fora do circuito das gravadoras poderosas e do mercado padronizado, que só visa vendas e lucros, fazem questão de preservar sua autonomia e o domínio integral de sua música e da carreira profissional. Assim, pode-se afirmar que esta denominação não se refere exatamente a um gênero musical particular, e sim a músicos e bandas que se opõem aos valores estritamente comerciais. Esta tendência artística vem encontrando amplo apoio nos instrumentos oferecidos pelo mundo virtual, em sites como o MySpace e o YouTube.
No Reino Unido este fenômeno se fundamenta basicamente na musicalidade punk e em outras modalidades do rock alternativo. Embora a princípio o título ‘indie’ fosse associado ao modo de produção independente, logo passou a ser sinônimo do rock alternativo fundamentado especialmente no uso de guitarras, que logo entrava na lista das músicas mais tocadas.
Os grupos que mais marcaram a parada inglesa nos anos 80 foram The Smiths, The Stone Roses, The Jesus and Mary Chain, Happy Mondays e My Bloody Valentine, os quais influenciaram profundamente a produção musical da década de 90, tais como o shoegaze e o britpop.
Nos EUA o que se denomina ‘indie rock’ também provém do punk e do estilo hardcore, vigente nos anos 70 e em princípios dos 80. Bandas que cultivavam uma sonoridade intensa e deformada, como Pixies, Sonic Youth e Big Black, eram enquadradas como produtoras de música ‘indie’.
Na primeira parte dos anos 90 a música alternativa estava nas mãos e na voz de praticantes do estilo ‘grunge’, tais como Nirvana e Pearl Jam, que logo alcançaram profundo êxito comercial. A partir daí as grandes gravadoras absorveram a rebeldia deste estilo e o investiram com uma embalagem mais reacionária – o retrô.
Indie rock: é um neologismo para as bandas que tocam o estilo rock e não possuem contratos, mas distribuem seus CDs independentemente;
Indie pop: é o mesmo que o indie rock, mas na música pop;
O estilo musical indie é um tanto envolvente, a cada dia ganha mais fãs, abaixo conheceremos alguns atirstas indies.
Melanie Martinez é uma cantora-compositora conhecida mundialmente, o seu estilo musical se relaciona com o Rock alternativo, Electro-pop, Indie rock. Melanie vem se destoando por compor músicas peculiares em demasia, os seus clipes fazem sucesso e são intrigantes. As músicas tem nomes estranhos e divergentes, as letras são também divergentes, mas tratam de assuntos normais, porém com exemplos e coisas criativas com um certo grau de estranheza.
- Halsey
Ashley Nicolette Frangipane, mais conhecida pelo seu nome artístico Halsey, que é uma anagrama de Ashley. Halsey é uma cantora e compositora estadunidense que vem se destoando através de suas músicas e videoclipes únicos e envolventes. O sucesso Ghost a fez assinar um contrato com uma gravadora, isso a deslanchou, o seu sucesso recentemente coma música closer com parceria com os The Chainsmokers estorou, sem contar a a amada e adorada Colors coma participação de Tyler Posey, ator de Teen Wolf. É sucesso atrás de de sucesso, músicas envolventes e apaixonantes, bem ritmadas e compostas.
Lana Del Rey é uma cantora, compositora Pop barroco, Dream pop, Indie, Rock, Trip hop. Lana sem dúvidas é a rainha do indie, é conhecida por seu estilo retrógrado das décadas de 1950 e 1960, e por sua semelhança com as famosas pin up do passado, sendo uma referência hipster, indie e vintage.
Maria Eduarda Machado e Maria Clara
Nenhum comentário:
Postar um comentário